MultCalc NBR6118-V6 (c) HighSolution   2006

12.3.1    CÁLCULO DE LAJES.

 Ao acionarmos o calculo de lajes aparecerá a tela abaixo que efetua o levantamento das cargas é o calculo de lajes, portanto sempre antes de calcular vigas devemos acionar o calculo de lajes. O cálculo das lajes é efetuado pelo método de RUPTURA (charneiras plasticas)

Este botão deve ser sempre acionado, mesmo que o piso não possua laje, pois antes de calcular as lajes tem-se que efetuar o levantamento de cargas, e sem ele não é possível passar para o próximo item (vigas).

Durante a fase de levantamento da carga, todas as vigas que têm como suporte vigas, e não foram informadas ainda ou informadas com um valor diferente dos possíveis, será solicitada que o usuário volte ao lançamento da estrutura e corrija ou informe a viga suporte.

No campo flecha utiliza-se E=0,9 * (7000 sqr( fcj) ) módulo de elasticidade tangente. A carga utilizada no cálculo da flecha é carga= 2,4  p + 0,7 g.  p=permanente g=acidental (considerando o efeito da fluencia). Para as lajes armadas nas duas direções foi utilizada Tabela CZERNY, adaptada por BURKE para v=0,20.

Seleciona o piso que queremos efetuar o levantamento de cargas e cálculo de lajes.

Numero da laje atual.

Carga da laje, Poderemos alterar o valor levantado pelo MultCalc NBR6118-V6, colocamos o valor no campo e acionamos o botão salva.

Informa altura mínima sugerida para o tipo de piso e a altura atual da laje, podemos alterar a altura atual, após a alteração acionamos o botão salva. Altura mínima ver detalhe NB

Se selecionarmos Cargas Automáticas, e acionarmos o botão calcula lajes, todas as alterações nas cargas perderão o efeito e o MultCalc NBR6118-V6 recalculará a carga de cada laje.

Flecha calculada e Flecha Máxima admissivel.

Momento positivo das lajes, Quando for laje maciça  teremos (as), laje mista com enchimento menor que 70 cm teremos (as) e (Asd Distribuição), com enchimento maior que 70 teremos também armadura de estribos (asw).

Momento positivo, para cada bordo teremos momento , área de ferro, detalhamento do ferro, reação do bordo.

  Mostra Memória de cálculo
.

NBR6118/2002

13.2.4 Lajes

13.2.4.1 Lajes maciças

Nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura:

a) 5 cm para lajes de cobertura não em balanço;

b) 7 cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço;

c) 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN;

d) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN;

e) 15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, l/42  para lajes de piso bi-apoiadas e    l/50  para lajes de piso

f) 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes cogumelo.

Armadura de cisalhamento em LAJES

Ao acionarmos o cálculo de laje o MultCalc NBR6118-V6 informará que quando calculamos lajes a carga nos pilares será zerada, e pergunta se desejamos continuar (sim ou sim para todos) ou se queremos desistir do calculo não zerando os pilares (não ou não para todos). Obs O cálculo de viga que você entrará após calcular as lajes redistribui as cargas para os pilares novamente, portanto sempre que calcular as lajes tem que no mínimo recalcular as vigas.

Qdo for laje PRÉ somente os campos reações nos bordos conterá dados.

Sempre que for alterado Carga ou Altura da laje o sistema informa que as lajes devem ser calculadas novamente.

 

Poderemos alterar a carga da laje sugerida pelo MultCalc NBR6118-V6.

Para voltar ao carregamento efetuado pelo sistema marque a caixa CARGAS AUTOMÁTICAS e acione o botão Calcula Lajes.

Memória de calculo, mostrando dados básicos da laje.

Lajes maciças apresentam momentos positivos  com detalhamento das armaduras nos vãos e momentos com detalhamento das armaduras nos bordos.

Memória de cálculo de lajes maciças.

Para lajes mistas, serão informados tipo de elemento para o enchimento, tamanho da região com enchimento, altura da capa de concreto, altura do enchimento e largura da (nervura) viga de contorno do enchimento.

No calculo alem dos dados semelhantes a maciça, haverá dados de armaduras de distribuição.

Memória de calculo de laje Mista.

Qdo o tamanho do enchimento superar os 70 cm o sistema também calculara a armadura de cizalhamento (estribos) necessários nas nervuras.

Recomendações


ARMADURA DE BORDA
Para evitar o aparecimento de fissuras ao longo das bordas das lajes recomenda-se utilizar a armadura borda em lados apoiados. Esta patologia decorre do fato que os apoios das lajes, constituídos pelas vigas, ofecerem uma resistência ao movimento de rotação das lajes, em função da sua inércia à torção. Aarmadura de compatibilização, adotada φ6,3mm cada 20.cm, somente será aplicada nas bordas das lajes apoiadas sobre vigas sem continuidade.

Peso De Alvenarias (gaitem Carga Adicional.

 Segundo NBR 6120, item 2.1.2, quando forem previstas paredes divisórias, cuja posição não esteja definida no projeto, as lajes deverão ser calculadas para um carregamento adicional uniformemente distribuído, por metro quadrado de laje: não menor que um terço do peso próprio por metro linear de parede pronta, observado o valor mínimo de 100 kgf/m2. ou 1 kN/m2

 

Onde lx, ly = vãos teóricos da laje, lpar = comprimento da parede, bpar = largura da parede, hpar = altura da parede &.par = Peso Específico da Alvenaria

Campo carga adicional da laje = ga

01 Alvenarias em lajes armadas em cruz - a carga será considerada uniformemente distribuída:

02 Alvenarias sobre as lajes armadas em uma só direção:

Obs. Se você esta usando laje pré não se esqueça de comprar do fabricante laje para resistir o peso do projeto (por exemplo quarto 150 kg/m2) + o valor encontrado em ga

Campo carga adicional da laje = ga

CÁLCULOS